top of page

Sobre mim

Meu nome é Janaína Fernandes, Sou doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília, professora do Instituto Federal de Goiás, no campus Formosa, e escritora. Realizo pesquisas com o povo indígena Tremembé, do litoral oeste do Ceará. E mais recentemente tenho pesquisado sobre emergência climática - e o que se convencionou chamar Antropoceno - e suas percepções e efeitos a partir da análise da literatura indígena contemporânea.

  

Antropologia, escrita e leitura sempre foram atividades muito próximas na minha prática profissional. Mas foi somente após a conclusão do meu doutorado que comecei uma sedutora aproximação entre elas. Inicialmente, pela própria escrita da tese, chamada "Liberdade, Terra e União na Almofala dos Tremembé: um díptico etnográfico-ficcional", na qual as atividades antropológicas e literárias mesclaram-se textualmente. Depois, ministrando a disciplina de Antropologia e Literatura, de forma bem experimental. E, por fim, iniciando o projeto de pesquisa "Ao Centro, o Antropoceno - diálogos entre ciência e os povos da terra - terrenos". .

Este não é um blog sobre Antropologia. Talvez nem se possa dizer que seja um blog sobre Literatura. É um experimento sobre o que estou chamando de Antropologia Literária. Não se trata de uma análise antropológica da Literatura. É mais uma tentativa de performar a escrita antropológica por vias literárias.

WhatsApp Image 2023-07-23 at 19.04.41.jpg

   "Quando um homem começa a aprender, ele nunca sabe muito claramente quais são seus objetivos. Seu propósito é falho; sua intenção, vaga. Espera recompensas que nunca se materializarão, pois não conhece nada das dificuldades da aprendizagem."

Carlos Castañeda

bottom of page